A cultura deste local pode ser definida històricamente como uma adição de culturas estranhas que se estabeleceram ao longo do tempo, principalmente sob a influência da população originária do Norte da África milhares de anos aC, dos romanos entre o século II aC e o século V dC (alguns locais importantes podem ser visitados em Alcácer do Sal e em Santiago do Cacém) e subsequentemente dos árabes até à sua expulsão do território de Portugal no século XIII dC. A independência do território português declarada no século XII dC conduziu posteriormente à ocupação das áreas a sul do rio Tejo, designadas pela sua localização geográfica 'Alentejo' ou do outro lado do 'Tejo'. Esta região inclui 2 províncias, que podem ser bem caracterizadas por uma população com um dialecto único no território português.
O Lugar Minas da Caveira é actualmente o resultado da introdução de influências modernas, como o estabelecimento da ligação com a mãe natureza, a retomada da pureza dos solos à longo perdida e a retomada da sua capacidade de produção agrária e crescimento florestal sustentáveis.
Outros aspectos não menos importantes foram também considerados, como a possibilidade de recuperação da vida social muito ativa em épocas anteriores, quando os membros cristãos da comunidade mineira praticavam a sua fé numa pequena capela situada na encosta leste da Serra da Caveira. Infelizmente, um grande incêndio em 2005 destruiu a maior parte dos elementos dessa cultura.
Escavações efectuadas ao longo da plataforma da ruína da capela revelaram a existência de outras construções de pedra subjacentes. Na sequência destas obras, um amplo lance de escadas foi construído usando um método de construção semelhante.
Este conjunto de ruínas foi reconstruído entre 2014 e 2016. A antiga casa de culto é um extraordinário local destinado a encontros e eventos culturais, recuperando um espírito vivo perdido há mais de 60 anos. O resto da construcção, que é muito mais ampla e era utilizada anteriormente pela população mineira como sala de convívio, manteve a sua forma arquitectínica original. Actualmente ela representa o centro espiritual com uma nova zona de culto Zen, incluindo áreas sociais e de retiro e outras amenidades.
Encontre mais informações nos conteúdos individuais desta website.
Lugar Minas da Caveira